sexta-feira, 29 de abril de 2011

Bonito por natureza !



Os balneários da Barra do Chuí e Alvorada são marcados pela integração entres os povos “gaúchos” (rio-grandenses, uruguaios e argentinos). A combinação de culturas, ligada a beleza das paisagens naturais torna este rincão um lugar único. Com base nisto, diversas pessoas tem escolhido este local para repor suas energias durante as pausas no trabalho, férias, feriadões e simples finais de semana à beira-mar. Além destes que visitam ou permanecem pouco tempo na região, temos as famílias que se fixaram nestas paragens.
Dentre os visitantes esporádicos temos desde solitários aventureiros, passando por casais em lua-de-mel, até famílias inteiras que fazem da particularidade deste local o grande motivo de sua estadia no local. Uma das personalidades mais ilustres que passa parte de seus verões por aqui, caminhando pela praia e aproveitando a tranqüilidade local é o uruguaio Edgardo Ghiggia, carrasco do Brasil na Copa de 1950. "Apenas três pessoas calaram o Maracanã: o Papa João Paulo II, Frank Sinatra e eu" É a frase mais famosa de Ghiggia, motivo de muitas piadas nos momentos de descontração entre hermanos na Barra e Alvorada.
Inúmeras famílias escolheram este paraíso à beira-mar para viver com seus entes queridos. Uma das mais importantes histórias de identificação de uma família com este local é o vivenciado pela família “Pereira”. Com a chegada de João Pedro, o Joca Documento, e sua esposa a principio do Século XX, iniciou uma trajetória essencial para a navegação nestes mares do sul, a profissão de faroleiro. Até hoje muitos de seus descendentes permanecem como guardiões do extremo sul do Brasil.
Os balneários da Barra do Chuí e Alvorada têm representado importante porcentagem do turismo internacional em nosso estado. A cada temporada, mais e mais turistas do “Prata” tem visitado nossas praias, inclusive efetuando a aquisição de imóveis. Sabemos que as riquezas naturais e culturais são o grande atrativo desta região, entretanto, são necessárias benfeitorias na infra-estrutura local para bem acolher quem nos escolhe. Iluminação pública, pavimentação e coleta de lixo eficiente nos períodos de maior fluxo são imprescindíveis.